domingo, 13 de novembro de 2011

French Canada!!!!

Fala galera, como estão vocês?? Então depois de ter praticamente abandonado o meu blog, resolvi voltar e fazer alguns últimos textos antes que minha viagem acabe!! Acho que nem eu mesmo sei o por que parei de escrever, mas acho que isso tem um pouco a ver com o fato das novidades por aqui terem acabado, e de fato começado a minha vida no Canada. Mas isso é assunto para um futuro texto, vamos ao que interessa!

Hoje vou falar sobre uma viagem que fiz para conhecer a parte francesa do Canada. Para quem não sabe o Canada é um país bilingue, e tudo desde documentos oficiais até um rotulo de garrafa de água, deve ser escrito nos dois idiomas Inglês e Francês.

Sendo o terceiro maior país do mundo, em território, o Canada é quase deserto, tem certa de 3,41 hab./km2.  Seus quase 35 milhões de habitantes ocupam um pequena faixa no sul do país. Dos 35 milhões 60% da população tem o Inglês como língua nativa é apenas 20% tem o Francês como primeira língua. O interessante é que a grande maioria da comunidade do lado Francês tem o inglês como segunda língua, já do lado da população que fala Inglês somente um terço tem o francês como segundo idioma. 

Fiz uma viagem de três dias para o província de Quebec que tem o Francês com a sua primeira língua. Em três dias visitamos as cidades de Montreal, Quebec (a capital da província que leva o mesmo nome) e Ottawa (a capital do Canada).

A primeira dica é a seguinte, se quiser fazer uma excursão para French Canada, vá ate a Chinatown, lá você vai encontrar agências com preços bem mais baratos que os normais, é acredite ou não o serviço prestado é de muito boa qualidade. 

Então assim foi feito, depois de fechar o pacote, embarcamos em um sábado bem cedo (6:30 Am) do coração da Chinatown em Toronto (Dundas St. and Spadina St.). O primeiro destino da nossa jornada foi "one townsend island".

One Townsend Island é um arquipélago de 1.685 ilhas localizadas entre as pequenas cidades de Kingston e Brockville, no Canadá, um lugar difícil de acreditar. As ilhas estão situadas em um trecho de 80Km do Rio São Lourenço. Lá fizemos um passeio ao redor das ilhas, uma pena que o frio e a garoa fina não ajudaram a apreciar a paisagem.   


A próxima parada foi Montreal, a maior cidade da parte francesa e a segunda maior cidade do Canada. Com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes, Montreal é uma cidade boemia. Com clima totalmente diferente de Toronto, devido a lei que permite comprar e consumir bebidas em qualquer lugar, a noite de Montreal se torna completamente diferente de Toronto.

A cidade localizada na parte francesa do Canada tem uma peculiaridade única, cerca de 95% dos seus moradores falam Inglês e Francês. Com um estilo um tanto quando europeu Montreal é uma mistura de prédios antigos e modernos.

Na cidade também visitei o centro olímpico de Montreal, que recebeu os jogos de verão em 1976. Destaque para a bonita torre o o parque aquático imponentes por sua arquitetura.   

A noite de Montreal merece um destaque especial, se perece um pouco com o Brasil. Fomos a uma rua lotada de bares e lá diferente de Toronto se via muitas pessoas na rua bebendo, conversando rindo alto e se descontraindo.





O segundo dia rumamos para Quebec, capital do estado, que leva o mesmo nome da cidade. Sem a menor duvida afirmo Quebec tem a arquitetura mais bonita de todas as cidades que visitei no Canada. A cidade   tem um estilo todo europeu, a cada esquina você encontra uma nova surpresa.

As margens do rio São Lourenço, que próximo da cidade tem uma baía enorme. Quebec é dividida geograficamente por uma montanha de rochas em, parte alta e parte baixa. A parte alta da cidade, e a maior parte, é onde ficam as áreas residenciais, políticas e bancarias. Já a parte baixa, é onde ficam as partes turísticas, os bares e restaurantes e o porto.

Outra questão interessante interessante de ser ressaltada é a rivalidade existente entre o canadense de Quebec e o de Ontario. Em Quebec existe um movimento pelo emancipação do estado, eles querem transformar o estado em um país. Mas é claro que por questões politicas-económicas este projeto nunca foi para frente. O povo de Quebec, mesmo sabendo, evita falar Inglês principalmente se você tem o sotaque de um torontoniano. Dica, se passar por Quebec carregue no sotaque brasileiro, assim eles não irão torcer o nariz para te ajudar!! hahaha








O terceiro dia ficou reservado para a capital do Canada, Ottawa. Uma cidade totalmente política, que não tem muito o que fazer a não ser visitar seus prédios políticos. Geograficamente situada no meio de Toronto e Montreal, Ottawa tem uma cultura misturada entre o padrão francês vindo de Quebec e o influencia inglesa vinda de Ontario. Uma cidade bonita, mas na minha opinião, pouco interessante.







Este, foi o meu final de semana em French Canada, chegamos em Toronto já na noite do terceiro dia. Estava cansado, mas feliz de ter conhecido 3 lindas cidades. Na minha cabeça só se passava uma coisa, como viajar é bom, como é maravilhoso conhecer o mundo!!!

Um forte abraço!!
João Luiz!!

3 comentários:

  1. Oi "Joquinha"!!!
    Você é mesmo um fofo ... e enche de orgunho essa tia coruja. Assim que você voltar vou precisar de uma ajuda pra enfrentar as aulas em inglês do doutorado.
    Beijos, beijos, beijos e abraços bem apertadinhos... muita saudade...
    Titia Dodora

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Velho esse castelo da foto é chique demais, que lugar doido velho, pensei em gravar um clip do Eduardo Mendes aí...heheheheh abraço

    ResponderExcluir