segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Minha experiência a bordo do The Canadian!!

Parando em Edmonton depois de andar mais de 3000Km começo a escrever este texto sobre a minha travessia pelo Canada. La fora fazem -25º, e eu não estava disposto a sair do calor do trem nesta parada!!! Na realidade ainda falta um dia completo para a jornada acabar mas quero fazer um texto especial sobre a passagem por Jasper e pelas rochosas.




No meu relógio marcam 11:20Am do dia 20 de Novembro, mas eu estou completamente perdido no tempo. Sei que meu relógio marca a hora de Winnipeg, como estou em Manitoba acho que tenho que voltar mais duas horas no meu relógio. Mas do que importa o tempo? Uma das coisas que consegui fazer aqui no trem foi simplesmente esquecer dele, algo que a cada dia se torna mais difícil em nossas vidas.

Estou vivendo a minha experiência com a neve, é o clima aqui tem sido um tanto quando agressivo. Tinha planos de visitar o centro de Winnipeg, que não é uma cidade tão grande, mas o clima de -20º me impossibilitou de ficar mais 20 mim fora da estação. Tudo congela, a sua calça fica tão fria que dá a sensação de estar molhada, o nariz vira uma bola de gelo e o simples fato de respirar vira uma tarefa árdua.




A paisagem pela qual atravesso é simplesmente maravilhosa, muitas vezes me pego perdido olhando pela janela, sem ter a menor idéia de quanto tempo passei ali. É a oportunidade de ver quanto a natureza é maravilhosa, de pensar na vida, de refletir e de simplesmente agradecer pelo fato de estar vivo e poder presenciar tudo aquilo. 

O primeiro dia de me reservou surpresas maravilhosas, na minha cabeça pensava que todo o caminho pelo estado de Ontario seria através de fazendas, mas que grato engano. Pra minha surpresa o trem cortou lindas florestas de pinheiros por todo primeiro dia. Outra surpresa do primeiro dia foi a quantidade de lagos que Canada tem. É algo de se espantar, são milhares. Nesta época do ano todos começam a se cobrir com uma fina camada de gelo, uma cena nova para mim, algo maravilhoso.






Outra grande surpresa foi conhecer dois Canadenses (do qual não lembro os nomes), que estavam indo para Winnipeg. A segunda noite foi regada de uma garrafa de Jack Daniels, que me fez ter, sem duvida,  o melhor sono do mundo nas poltronas do trem.

O que esperava ver em Ontario veio com a entrada nas pradarias canadenses. Depois de uma parada de 4 horas por Winnipeg entramos em uma região plana, repleta de fazendas de gado. Rolos de feno podem ser avistados ao longe, no formato de roda, parecem que foram ali cuidadosamente colocados, pensando em quem passaria por ali para aprecia-los.

Outro ponto que merece destaque, é quanto ao povo canadense, como são amáveis. No trem conversado com um casal de idade avançada pude notar isso. Por ser um país relativamente novo o Canada tem muitos imigrantes, o que simplesmente não importa para os nativos. Eles se orgulham em saber que você escolheu o país deles para morar, te tratam com igualdade sem nenhum ar de superioridade.




Acho que o Canada é o maior exemplo de como pessoas do todas as nacionalidades podem conviver em paz, em harmonia em sociedade. Toronto é um caso claro disso, a cidade quase tem mais imigrantes que nativos, mas convive em harmonia, é avança, progride, não fica presa em conflitos idiotas que sinceramente não nos leva a lugar nenhum.

A ansiedade por voltar ao Brasil a cada dia mais me contagia. Saudade dos meu amigos, família e amores bate forte, mas como o Camelo diz em uma de suas musicas " Eu caminho em frente para sentir saudades". Escolhi o meu caminho, escolhi por onde pisar, não me arrependo pois aqui consegui me encontrar, consegui achar a minha essência. 





O caminho ao todo percorre 4400km, mas o verdadeiro caminho que em consegui me descobrir não tem mais que 20cm, é o caminho que une a minha mente ao meu coração!!!

Um abraço a todos!!
João Luiz    



2 comentários:

  1. Uau Pancinha, texto emocionante!

    Fiquei com muita vontade de convidar Wendell pra gente fazer essa viagem de trem...

    Nós vamos passar as festas em BH-Betim. Que dia você volta?

    Abraços e aproveite os últimos momentos.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Também sou Belo-horizontina!
    Bom, tenho algumas perguntas para fazer a você, mas não achei nenhum email de contato no site.
    Poderia me mandar um email para que eu possa ter seu contato?
    O meu email é luisarbezerra@hotmail.com

    Aguardo ansiosa!
    Luísa Ribeiro Bezerra

    ResponderExcluir