quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vancouver ai vou eu!!!

Fala galera!!! Quem diria em, mas voltei com tudo para o blog. Acho que é o desejo de terminar fazendo algo bem feito por aqui.

Do dia 23 de Junho para cá, já se passaram precisamente 147 dias de minha estadia no Canada, e não por acaso muita coisa mudou. Viver em um novo país nos proporciona experiências únicas e maravilhosas. O primeiro mês é uma festa, tudo novo, mundo novo, amigos novos e por ai vai. Mas analisando friamente penso que o meu grande aprendizado começou assim que as novidades acabaram.

Quando as novidades acabaram, começaram a aparecer as dificuldades, as saudades é o medo. E exatamente disso consegui tirar forças para me renovar, modificar meu modo de pensar, me reciclar e sem duvida alguma amadurecer muito. As experiências aqui vividas me ensinaram muito sobre quem eu realmente sou, sobre o que sou capaz e sobre onde acho que posso chegar em minha vida.

Para terminar esta viagem com chave de ouro, achava que algo a mais teria que ser vivido. Muitos amigos me indicaram uma viagem ao Caribe, que partindo aqui do Canada fica com preços muito atraentes. Mas a minha mente estava no Canada, eu sempre torcia o nariz quando as pessoas falavam em ir ao EUA ou ao Caribe, eu realmente queria algo diferente, queria uma experiência Canadiana!

Foi trabalhando com o David, um amigo do ABC Paulista, que descobri o "The Canadian". Um trem que sai de Toronto em direção ao oceano pacifico, mais especificamente em direção a Vancouver. O nome de cara me agradou, e desde que fiquei sabendo de que realmente se tratava, não tirei da minha cabeça esta viagem. Estava ai a minha oportunidade, a oportunidade de conhecer o meu Canada.

O The Canadian é um trem que sai de Toronto em direção a cidade de Vancouver. A ferrovia foi construída com o objetivo de unir as provincias do atlântico com a província de British Columbia situada no oceano pacifico. Com uma extensão de aproximadamente 4.200 KM a viajem leva cerca de 4 dias, cortando 5 estados canadenses.





O trem sai de Toronto, mais especificamente da Union Station, e segue um pouco para o norte sempre seguindo o contorno dos lagos, demora mais de um dia ate atravessar todo o estado de Ontario. Na manha do segundo dia o ele entra nas pradarias Canadenses, e faz um longa parada na cidade de Winnipeg, situada no estado de Manitoba. Continuando nas pradarias o trem passa pela cidade de Saskatoon  capital do estado de Saskatchewan, e entra no estado de Alberta.

No estado de Alberta o The Canadian tem outra grande parada, na cidade de Edmonton. Cidade que tem uma realidade um pouco diferente de todo o Canada. Os pobres de Edmonton, em sua maioria, são nativos canadenses, o que gera um conflito histórico e muitas vezes violento. A questão de segregação dos nativos na cidade é extremamente delicada, e gera índices altíssimos de alcoolismo e consumo de drogas. A cidade ostenta a triste marca de cidade mais violenta do Canada.












Saindo de Edmonton, pouco se passa até que o trem atinja a parte mais esperada do passeio, as Rochosas Canadenses. As rochosas são uma importante cordilheira que cortam quase 5.000KM desde os EUA até o Canada. O trem atravessa a cadeia de montanhas passando por dentro do parque nacional de Jasper, região citada por muitos como a mais bela do Canada.




Após cruzar as rochosas, não demora muito para se começar a sentir as brisas do Pacifico, Vancouver esta logo ali, e com ela o fim de uma jornada de 4200 KM e 4 dias a bordo do The Canadian train.

A minha experiência começa amanha a noite, chego na manha de segunda feira a Vancouver. Mochila pronta, últimos detalhes acertados, e mal posso esperar para começar a minha aventura de cruzar o Canada.
















Amigos, não tenho certeza como será a questão de Internet no trem, mas e provável que não me vejam on-line por esse tempo. Vou tentar fazer uma espécie de diário de bordo escrevendo diariamente sobre a viagem e postando aqui no blog.


Um grande abraço!!!

João Luiz

4 comentários:

  1. Boa viagem pança! Muito bom o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Grande John, boa viagem brother, tire muitas fotos parece que as imagens são inesquecíveis...abraço

    ResponderExcluir
  3. Putz que inveja...hehe...boa viagem, enjoy!

    ResponderExcluir
  4. Oiee tudo bem??
    Nossa to doida pra poder viver e fazer faculdade ai no canadá mas não sei qual a melhor cidade pra ficar e quanto eu tenho de levar em dinheiro.
    Você sabe me ajudar em algo?
    Obrigada

    ResponderExcluir